Pesquisas

# Na área publicitária



Confissões de Mães






Atuação: Em parceria com as diretoras da agência de Planejamento e Branding, A Arte da Marca, colaborei nesse projeto com o Desk Research* e a pesquisa de conteúdo WEB**.

Confissões de Mães foi lançado dia 20 de outubro de 2011, em São Paulo.

Quem desejar pode conferir a pesquisa completa no hotsite dessa ação.

*Desk Research é uma pesquisa que consiste em um criterioso levantamento de dados em diversos acervos (online e offline). Em boa parte dos projetos de pesquisa, cabe a esse relatório dar embasamento ou insights para a investigação qualitativa e ainda sugerir fontes de informação e de entrevistas entre outros detalhes. Os analistas de pesquisa podem receber esse material em diversos formatos, como numa versão em power point, word ou em um hotsite.

**Já a pesquisa de Conteúdo WEB busca correlacionar dados quali (usando alguns princípios da Net/ WEB etnografia) com quanti (recorrendo às ferramentas web de audiência e de indexação).





#Na área acadêmica
Em junho de 2010, na conclusão do Curso de Especialização lato sensu Gestão de Comunicação: Políticas, Educação e Cultura, do Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, defendi um projeto de intervenção. O tema escolhido foi As Feiras Livres da Capital Paulistana.

Previamente a apresentação desse projeto, fiz por quatro meses uma intensa pesquisa científica, iniciada com um estudo histórico, privilegiando a leitura de livros e de teses sobre o assunto. Houve também uma criteriosa série de consultas às atas da Câmara dos Vereadores de São Paulo afim de encontrar o exato momento da aprovação desses mercados públicos na cidade e o contexto em que essa ação ocorreu. Dado valioso, considerando o fato de que essa informação até então não havia sido evidenciada em nenhuma outra obra.

Durante esse estudo, aplicaram-se também outras duas metodologias de pesquisa: visitas à campo com abordagem etnográfica e entrevistas em profundidade com especialistas no assunto. Ambas, documentadas na monografia.

Na bancada da comissão julgadora estiveram as professoras:
*Dra. Maria Cristina C. Costa - CCA-ECA/USP
*Dra. Solange Martins Couceiro de Lima - CCA-ECA/USP
*Dra. Heliana Comin Vargas - FAU/USP.

A nota final foi 10.

O resultado dessa pesquisa você pode conferir de forma resumida em um artigo acadêmico publicado em agosto de 2011, na revista Comunicação & Educação, da Editora Paulinas, coordenada pelo Departamento de Comunicação e Artes - CCA - da ECA/ USP.

Feiras Livres