Formação



Objetivo: atuar como analista de dados.

Trabalho com dados há mais de 20 anos. No jornalismo, garimpei diversos bancos de dados, como o dos Correios e do INSS, para escrever reportagens. No Marketing Digital, desde 2016, consegui analisar bases de leads em plataformas de CRM junto às métricas do Google Analytics para gerar ótimos insights em campanhas de Ads e ações de inbound. 

Em 2020, aprendi Python, SQL e agora concluí um MBA em BI e BA, além de participar de um BootCamp de Data Analytics com a Womakerscode. Também ingressei em uma faculdade de estatística (conclusão em 2024). Analisar, interpretar e explorar dados é fascinante! 

Conheça meu portfólio na área de ciência de dados: https://github.com/jutourru


HISTÓRICO PROFISSIONAL

> Goobec.com.br [2016 a outubro de 2021]
Coordenadora de marketing na escola de Marketing Digital, parceira do Google.

Idealizei e coordenei o lançamento do projeto Cashback Goobec, que resultou no aumento de vendas em mais de 30%.

Idealizei e coordenei o lançamento do 1º treinamento em Libras da Certificação Google.

Colaborei com a squad de governança de dados para definir as novas diretrizes da segurança dos dados, conforme a LGPD.

> Alquimia Comunicação e FoodPass [2013 a 2016]
Assessora de Comunicação e pesquisadora freelancer de tendência usando técnicas de web scraping.

 

> Editora Abril  [2012]
Gerente de Publicações responsável pelo planejamento de projetos de branded content e de  storytelling para clientes (Petrobras, Fiat e Sadia). 


 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

> Bacharelado em Estatística [fev/2021 - conclusão prevista para 2024] 

Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU).

 

> Especialização em Business Intelligence e Business Analytics [out/2020 a mai/2022]

Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU).

  

> Pós-graduação em Gestão da Comunicação [mar/2009 a jun/ 2010] 
Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP).


> Bacharel em Comunicação Social, Jornalismo [1995 a 1998]
Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU).


Cursos Extracurriculares

 

> Análise de Dados de Governo [julho de 2022]
Pela empresa Base dos Dados e Souk Analytics.

> SAS® para Iniciantes [junho de 2022]
Pela SAS Education Brasil.

> Bolsista do Programa de Formação em Data Analytics [dezembro 2021 a maio 2022]

Conduzido pela WoMakersCode, treinamento de alto nível de Python, Jupyter, Colab, SQL, MySQL, GitHub, Scrum, Azure e governança de dados.

 

> Bolsista no curso Aplicações de Estatística e Inteligência Artificial para o Agronegócios na FIA  [novembro 2021 a março 2022]
Técnicas de estatística aplicada e algoritmos de Inteligência Artificial.

 

> Desafio Mais Mulheres Tech: Azure Fundamentals [abril 2021]

Conceitos do Azure; soluções centrais e ferramentas de gerenciamento de VMs; segurança geral e segurança de rede, além de recursos de governança e privacidade.

 

> Introdução a Cloud Computing & Fundamentos do Azure [março  2021]

Detalhamento dos diferentes modelos de serviço em nuvem (Iaas, Paas e Saas).


> Análise de Dados para Tomada de Decisão [dezembro 2020]

Na Fundação Instituto de Administração (FIA) sobre estatística e linguagem R. 

 

> Curso Online Eu ProgrAmo [agosto a setembro 2020] 

1ª Turma do PrograMaria [html, css e JavaScript].

 

> Marketing Digital [fevereiro 2016 a outubro 2021]

Cursos realizados na Goobec Brasil sobre FaceAds + Google Ads, Google Analytics, Mídia Programática, SEO,  Inbound Marketing + Google Data Studio.

 

> Análise de Métricas Digitais [março a abril 2014]
Na ComSchool em parceria com a Associação Paulista das Agências Digitais (APADI).

 

Idiomas 
Inglês: intermediário

Espanhol: intermediário

 

Habilidades e softwares

> Google: Google Docs, Google Sheets, Google Collab, Google DataStudio e Google Forms;

> Microsoft Office: Word, Excel, Power BI e Power Point;

> Métricas: Google Analytics e Python;

> E-commerce: Wordpress, WooCommerce, FaceAds e Google Ads;

> CRM: Zoho e SharpSpring.

> Inbound: SharpSpring.